Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra tem sua origem no aldeamento indígena que, no século XVI, era assistido pelo  padre Belchior de Pontes. A população indígena desse núcleo aumentou consideravelmente com  a vinda dos índios da aldeia de Carapicuíba, trazidos por Afonso Sardinha. 

A ação dos  padres jesuítas nessa localidade, desde a construção da primeira capela até a eleição de um novo lugar para o qual seriam transferidos a igreja e o povoado, foi decisiva para a formação do  lugarejo. Eles foram também responsáveis pela construção da segunda capela, feita de taipa ao pé da colina onde se encontrava a aldeia indígena, que continha a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, posteriormente considerada padroeira da paróquia de Itapecerica. O povoado que, a partir de então, começou a receber novos habitantes vindos de lugarejos vizinhos, ficou conhecido pelo nome de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica.

Seu desenvolvimento econômico despontou com a expansão da lavoura local e o grande impulso da imigração alemão, custeada pelo governo brasileiro, de tal importância que, em 1827, o aldeamento indígena, por meio de um aviso imperial, foi transformado em colônia alemão. Dessa forma, em 20 de fevereiro de 1841, o povoado foi elevado a freguesia do então município de   Santo Amaro (atualmente distrito), com o nome de Itapecerica.

Posteriormente, em 8 de maio de 1877, tornou-se vila, mas apenas em 30 de novembro de 1944 foi adotada a atual denominação Itapecerica da Serra. Cabe ressaltar que a construção do ramal Mairinque/Santos, da Estrada de Ferro Sorocabana, que cortava todo o município, foi também um fator marcante para o desenvolvimento dessa região.

A primeira corrida de automóveis oficialmente organizada no Brasil por um clube automobilístico - no caso o Automóvel Club de Sõo Paulo - aconteceu em 26 de julho de 1908, em Itapecerica da Serra-São Paulo. O vencedor foi Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos e aclamado como herói por uma multidão de dez mil pessoas. Somente oito anos depois é que os carros voltariam a circular em São Paulo disputando uma corrida, quando um grupo de pilotos resolveu disputar uma prova num percurso entre São Paulo (cidade) e Ribeirão Preto.

fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Itapecerica_da_Serra">pt.wikipedia.org/wiki/Itapecerica_da_Serra

ÚLTIMAS DO BLOG

IMÓVEIS POPULARES

Itapecerica da Serra - Olaria
Itapecerica da Serra - Embu Mirim
Itapecerica da Serra - Refugio
Itapecerica da Serra - Parque Paraíso
Itapecerica da Serra - Embu Mirim

Receba novidades por email

Nossa Parceria